Há mais de 50 anos, o Madre Zarife Sales se preocupa com a formação integral dos jovens
Há mais de 50 anos, o Madre Zarife Sales se preocupa com a formação integral dos jovens
Escola transforma alunos do Guamá – Jornal “A Voz de Nazaré"
A Escola Madre Zarife Sales, que fica no bairro do Guamá, festeja no próximo domingo, 15, seus 50 anos de fundação. Em razão da data comemorativa, será celebrada na igreja de São Pedro e São Paulo uma santa missa, às 10h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta.
VIDA - Irmã Imaculada dirige a escola que tem como objetivo a formação educacional com bases no Evangelho de Cristo
A Escola Madre Zarife foi fundada em 1959, teve como seu primeiro nome Instituto Madre Maria Bucchi (nome da religiosa italiana fundadora da Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue). O objetivo foi ministrar o ensino primário às crianças do bairro do Guamá, em 1964 o nome foi substituído para Instituto São Pedro e São Paulo atendendo na ocasião com os cursos primário, ginasial e comércio, sendo este último voltado para atender jovens carentes do bairro.
Madre Zarife Sales com seu carisma educativo criou o novo curso ginasial em convênio com a Fundação Educacional do Estado do Pará. A morte da irmã Madre Zarife em 23 de setembro de 1971 provocou mudanças. Foi quando o colégio teve algumas inovações: artes industriais, a biblioteca comunitária e própria mudança do nome para Instituto Madre Zarife Sales. Em 1973 foi implantado o ensino do primeiro grau A Escola Madre Zarife Sales desde seu início busca oferecer valores cristãos, éticos e morais, apontando meios para que o educando tenha sua própria autonomia, desenvolva suas capacidades e seja cidadão participativo de uma nova sociedade.
Após várias mudanças na sua trajetória de 50 anos, hoje a escola continua atendendo as famílias do bairro, oferecendo uma educação de qualidade a qual prepara o aluno para vencer obstáculos impostos pela sociedade. Tem uma proposta atualizada de acordo com os parâmetros de uma educação contemporânea. Atualmente conta com 1.220 alunos nos turnos da manhã e tarde. Além do cursinho pré-vestibular.
COMPROMISSO
Para a irmã Imaculada Esquerdo, diretora da instituição, a comunidade educativa se sente feliz com essa data tão especial. “Queremos colaborar com a educação do nosso povo, estar presente nessa formação, que hoje é tão difícil na sociedade em que vivemos, é muito gratificante. Nós vamos além dos muros da escola, estamos presentes em muito dos trabalhos da paróquia São Pedro e São Paulo, como pastorais, movimentos e catequese”, diz.
Fonte: Fundação Nazaré